Muitas vezes sentir o olho e a boca seca pode ser comum – desidratação, por exemplo, ou até mesmo o clima seco podem gerar esses sintomas. Mas quando eles passam a ser persistentes e mais graves – a ponto de aparecerem lesões associadas à secura, como inflamação ocular (ceratite, episclerite) ou dificuldade para se alimentar (precisar ingerir líquido para conseguir engolir, por exemplo) é importante investigar a fundo doenças que possam levar à esse quadro.
A doença de Sjogren é uma doença reumatológica autoimune que inflama as glândulas (salivares, oculares, cutâneas, vaginais) e leva à uma redução da produção das secreções, se manifestando com o quadro de síndrome Sicca (boca seca e olho seco, por exemplo). O diagnóstico pode ser realizado através de uma boa avaliação reumatológica e exames de sangue, e por vezes pode precisar da biópsia da glândula salivar.
Por se tratar de uma doença autoimune, além da síndrome sicca podem existir outros sintomas – como dor e inflamação articular, alterações pulmonares e fadiga. O reumatologista é o médico capacitado a fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento correto.